Em campo a Seleção Brasileira decepcionou, porém, fora dele os supermercados colheram bons frutos com a realização da Copa do Mundo. Caso do Walmart Brasil, que registrou um crescimento de 140% nas vendas de televisores. Destaque para os modelos com telas acima de 50 polegadas. Para garantir a qualidade de som e imagem, itens como antenas e suporte de TV também registraram alta, respectivamente, de 56% e 39%.
Já em meados do mês de junho o Walmart Brasil comemorava os resultados obtidos com a competição. Na véspera do primeiro jogo do Brasil, por exemplo, a rede registrou uma alta superior a 50% nas vendas de carnes para churrasco em relação a um dia considerado “normal”. O resultado, inclusive, superou a expectativa da empresa para o período do evento.
Já a categoria de salgadinhos apresentou um pico de vendas no dia da abertura da Copa, 12 de junho. O Walmart registrou desempenho 70% acima na comparação a um dia sem jogo. “Nós acreditamos que este desempenho de vendas deve se repetir em todos os jogos do Brasil, já que a grande festa vai acontecer na casa do brasileiro”, explicou na ocasião o vice-presidente comercial da rede, Cesar Cinelli.
Pesquisa APAS
No primeiro dia da Feira APAS 2014, a Associação Paulista de Supermercados apresentou uma pesquisa inédita sobre o panorama macroeconômico do setor supermercadista e as tendências do consumidor brasileiro. O estudo, elaborado em parceria com a Nielsen e Kantar Worldpanel, apontou que a renda vai continuar ditando o consumo no Brasil, mas na outra ponta da balança, a inflação deve pautar o comportamento na hora da compra.
A Copa do Mundo, por sua vez, foi apontada como a grande oportunidade do setor varejista, que tem uma projeção de faturamento de R$ 92 bilhões em 2014 só no estado de São Paulo. “A Pesquisa é mais um benefício ao associado, pois dá base e subsídios para a estratégia do negócio. É uma oportunidade do supermercadista posicionar suas ações, principalmente levando-se em consideração o período da Copa do Mundo, que promete ser positivo para o nosso setor”, afirmou na ocasião o presidente da APAS, João Galassi.
O otimismo da cadeia supermercadista relacionado ao fator Copa do Mundo era embasado pelos indicadores da Pesquisa, que mostram crescimento das principais categorias de produtos de impacto durante o torneio nos últimos dois anos, como por exemplo, água mineral, bolachas, café em pó, cerveja, chocolate, drops, caramelos e pastilhas, gomas de mascar, industrializados de carnes, refrigerante, salgadinho, sobremesas prontas, suco em pó, sucos concentrados e sucos prontos.
Em 2012, os itens citados acima apresentaram crescimento de 1,4%; ante 2% em 2013. Os números da Pesquisa apontam ainda que 63% dos brasileiros declararam que consomem algo enquanto assistem esportes na TV. O estudo dá conta de que um lar “fã de futebol” consome, em média, 20% a mais de cerveja, por ano, que um desinteressado nessa modalidade esportiva.
Também é esperado que o consumo de certos produtos aumente significativamente, com destaque ao segmento de bebidas. Na última Copa do Mundo, por exemplo, o consumo de cerveja cresceu 15%, gerando um faturamento de R$ 970 milhões. Em 2014, o consumo deve saltar para 37%. Por este motivo, é esperado um volume de vendas na ordem de R$ 1,8 bilhão no período do evento.
A análise também pautou o comportamento do consumidor no momento dos jogos e notou que 70% preferem ver as partidas acompanhados, 56% em casa e 88% come e bebe na ocasião. O principal produto a ser consumido é o churrasco; entre as bebidas, mulheres optam por refrigerantes e homens pela cerveja.
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