Produtividade. Em meio à crise econômica brasileira atual, um dos conceitos que, digamos, está na moda, sendo, inclusive, o tema da Feira APAS 2015. Neste contexto e sempre com o objetivo de desenvolver o negócio dos supermercadistas associados, o primeiro encontro do Comitê de RH em 2015 contou com palestra de Eduardo Zugaib, escritor do livro “Produtividade – A revolução do pouquinho”. Profissional de Comunicação e Marketing, Zugaib abordou aos presentes a produtividade a partir do ponto de vista comportamental.
“Falamos sobre diversas ferramentas, tais como foco, motivação e comunicação, sendo que, todas sincronizadas, podem criar um grande e produtivo dia para o gestor e sua equipe, se refletindo na melhor qualidade de atendimento aos clientes”, afirmou Zugaib.
O profissional bateu na tecla do “colocar o coração em tudo que estamos fazendo atualmente” e, claro, sem deixar a razão de lado. “Temos que envolver as pessoas, olhar no olho, gerar estímulos e conexões, a fim de criar a ‘sustentabilidade humana’ dentro da empresa. Para a equipe ser produtiva, o gestor também deve ser produtivo”.
Eduardo Zugaib ainda salientou que a constante – e eficiente – comunicação entre gestor e equipe de colaboradores, além de atitudes e pensamentos positivos, aumentam as chances de obter os resultados planejados. “Uma redoma de críticas e lamentações não gerarão nada de bom. Além disso, onde há falta ou excesso de informação, há retrabalho, o que causa perda de tempo e produtividade”, explicou.
O palestrante dividiu com os associados algumas dicas para tornar a rotina da empresa mais produtiva:
– Divida as tarefas em metas menores;
– Defina prioridades;
– Saiba delegar, cobrar e dar feedback;
– Reveja a comunicação;
– Anote tópicos antes de falar com alguém, desta forma os assuntos em questão não serão esquecidos;
– Planeje o dia;
– Evite postergar atividades;
– Entenda e/ou resgate os propósitos de sua vida;
– Reflita sobre quem são nossos modelos e referências;
– Coloque o coração em tudo que faz, sem deixar de lado a razão.
Aprovado pelos supermercadistas
“Produtividade. Trata-se de um tema tão óbvio, não é mesmo? Sempre achamos que somos produtivos, mas a palestra foi ótima para refletirmos e percebermos que, por vezes, a realidade não é como parece ser”. Palavras de Andrea Maia, que atua com Recursos Humanos na Coop – Cooperativa de Consumo.
A supermercadista fez questão de elogiar a palestra de Eduardo Zugaib. “Foi ótimo, ele é muito carismático e didático”.
Na visão de Viviane Lima, que atua no Lopes Supermercados, o varejo, de forma geral, segue uma rotina e, por vezes, pequenos detalhes que fazem a diferença passam despercebidos. “A palestra do Eduardo foi ótima para refletirmos um pouco, afinal, temos que dedicar, nem que seja um pequeno tempo, para pensar nestes detalhes. Gostei da parte de foco e gratidão, afinal, são instrumentos importantes para alcançar os objetivos”.
A associada também acredita que, ao colocar o coração nas tarefas diárias, o sucesso estará mais perto de ser alcançado. “Paixão pelo o que fazemos é importante para sempre fazer melhor, até porque pequenas mudanças trazem grandes resultados”, concluiu.
Sobre o Comitê de RH
Com uma agenda trimestral de reuniões, o Comitê de RH da Escola APAS foi idealizado com o objetivo de proporcionar condições para a capacitação profissional dos colaboradores alinhados à demanda do mercado. Para tal, o encontro discute processos de mudança com foco no desenvolvimento pessoal e profissional os colaboradores, a fim de atrair e reter talentos no setor.