Aumentar a oferta de produtos do setor de FLV nas gôndolas dos supermercados tornou-se estratégico para os varejistas. Com a atenção voltada para um mercado que já responde por 10% do faturamento de seus estabelecimentos, os empresários do segmento movimentam-se para oferecer mais produtos com qualidade.
Para as grandes redes, o maior desafio é aprimorar os procedimentos e tecnologias utilizados em toda a cadeia de abastecimento, que engloba produção, transporte, logística, embalagens, manuseio, exposição e armazenagem dos produtos. O gerente de Compras da rede Covabra (interior paulista), João Leandro Rodrigues, revela que a procedência dos produtos, a excelente exposição e a manutenção constante do ponto de venda são essenciais para ajudar a escolha do consumidor. Para ele, é preciso estar atento à safra e entressafra, frescor e vida útil do produto, além de conhecer as variedades de FLV.
Na rede supermercadista, outro diferencial é a valorização do contato entre varejista e produtor. “O nosso cuidado envolve todo o processo, desde o plantio até a venda para o consumidor final. Isso é tão importante que mais da metade dos nossos fornecedores também são produtores”, completa. Além de funcionários capacitados dentro das lojas, a rede conta com o auxílio de uma nutricionista, que faz a análise técnica das propriedades rurais fornecedoras de seus produtos.
Logística
O transporte e a distribuição dos produtos são um dos fatores que merecem atenção. Para manter um maior controle sobre a logística e agilizar o deslocamento dos produtos para as 10 lojas da rede no Estado, o Covabra mantém um box no Ceasa Campinas – Centrais de Abastecimento. Segundo o gerente de operações da rede, Décio Eustáchio de Medeiros, toda a carga de FLV é remanejada no box da empresa e de lá é enviada a todas as unidades.
