A crise financeira mundial ainda não afetou os hábitos de compra dos consumidores brasileiros. Prova disso pode ser constatada em algumas lojas da rede Covabra, do interior paulista, que estão em processo de contratação de funcionários para atender a demanda de clientes, principalmente no período do Natal – principal data do calendário varejista.
De acordo com o diretor da empresa, Ronaldo dos Santos, o crescimento das vendas anuais foi de 14% em relação ao ano passado. Isso mostra que a população não deixou de comprar alimentos, ao contrário de outros produtos e tipos de varejo, como bens duráveis.
Na recém-inaugurada loja de Campinas, que funciona 24 horas, por exemplo, a expectativa é que até o fim deste ano as vendas aumentem 20%. Entre os produtos mais vendidos, destacam-se leite, cerveja, carne e frutas. “Os alimentos de necessidade básica continuarão com boas vendas. Pode ser que alguns consumidores prefiram certas marcas a outras. Mesmo assim, as vendas não serão afetadas”, acredita Adilson Santos, também proprietário da rede.
Nova campanha
Para atingir a meta das vendas, os Supermercados Covabra investem em uma nova campanha de comunicação, intitulada “Natal o ano inteiro”, que premiará dez clientes com um ano de compras gratuitas, no valor de R$ 300,00 por mês, para cada um. Para participar, o consumidor deve efetuar compras de no mínimo R$ 50,00, sendo que quem adquirir produtos das marcas Purina, AmBev ou Nestlé terá direito a mais um cupom. A campanha tem início na próxima segunda-feira (1º de dezembro) e o sorteio acontece no dia 10 de janeiro de 2009.
Conforme Silvio Bigon, diretor da Spaço Comunicação, empresa responsável pela publicidade da varejista, a ação abrange todos os veículos de comunicação, assim como a decoração das lojas.