A rede de supermercados Covabra, no interior paulista, está otimista em relação às vendas do Dia das Mães, que será comemorado no próximo dia 13 de maio. Segundo o diretor comercial Adilson dos Santos, a mãe moderna também está atenta às opções da rotisseria, além dos congelados e pratos semi-prontos. “Tivemos um crescimento constante nas vendas da rotisseria em torno de 15% em 2011. No setor de pratos congelados tivemos um aumento de 10% no último ano em itens como lasanhas, pizzas, tortas e carnes prontas. Isso reflete como as mães têm buscado por praticidade no dia a dia”, afirma.
Pesquisa
O Dia das Mães é uma importante data de comemoração para as famílias e de vendas para o varejo. Segundo dados da pesquisa Data Popular “Expectativas 2012”, hoje no Brasil há 98,6 milhões de mulheres. A renda das brasileiras deve atingir mais de R$ 700 bilhões em 2012, resultando num crescimento de 62% na renda média das mulheres, enquanto a dos homens cresceu 40% nos últimos dez anos.
Dentre essas mulheres, muitas mães simbolizam a ascensão da classe C e do seu poder de consumo. Itens como suco em pó, comidas, bebidas e sobremesas prontas e cereal matinal são produtos que passaram a fazer parte das compras desse público, com a entrada no mercado de opções como embalagens mais baratas. São os chamados produtos da “categoria de acesso”, que tiveram presença nos lares brasileiros aumentada em 12,3% no ano passado, segundo dados da Nielsen. Dentro desse perfil, as mães que trabalham fora estão optando cada vez mais por alimentos prontos, mas sem dispensar a busca pela qualidade e variedade de marcas.
