A confiança do consumidor cresceu em outubro/2007. Pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresentou aumento de 3,5% em neste mês sobre setembro. Para a FGV, o resultado foi influenciado pelo bom humor do consumidor que se origina da expectativa de continuidade do crescimento econômico, que tem influenciado positivamente o mercado de trabalho.
A intenção de compras de bens duráveis para os próximos seis meses, também atingiu em outubro o melhor nível desde setembro de 2005. De setembro para outubro, subiu de 18% para 18,4% a parcela dos consumidores que pretende comprar maior quantidade de bens duráveis, nos próximos seis meses.
Em contrapartida, no mesmo período, caiu de 29,4% para 26% o percentual com intenção de comprar menos.
Viagem – A continuidade dos problemas no setor aéreo fez com que muitos consumidores desistissem de viajar de férias no mês de outubro.
Segundo Campelo, 72,1% do total de pesquisados para cálculo do ICC pretendem viajar de férias. Esse percentual é o menor, para um mês de outubro, dos últimos três anos.