As vendas de Natal aumentaram em 2008 devido a fatores favoráveis como aumento da renda e do emprego ao longo do ano. É o que mostra sondagem da Fecomercio – Federação do Comércio do Estado de São Paulo, realizada com 90 lojistas na capital paulista na última sexta-feira (26 de dezembro). O faturamento cresceu 5% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Já a Serasa revelou que o consumo, em nível nacional, teve alta de 2,8% entre os dias 18 e 24 de dezembro, em relação ao mesmo período de 2007. Para o assessor econômico Carlos Henrique de Almeida, o crescimento foi pequeno, mas sobre uma base forte. Neste ano, os aparelhos celulares continuaram no topo das vendas, seguido pelo grupo que inclui roupas, sapatos e acessórios e pelo conjunto de eletrodomésticos. “Houve uma prevalência de presentes de menor valor”, ressalta.
Uso do cheque
O uso do cheque prevaleceu sobre o crediário durante as compras de fim de ano, em São Paulo. As consultas ao SCPC/Cheque da ACSP – Associação Comercial de São Paulo tiveram alta de 4,7% nos primeiros 25 dias deste mês, em relação a igual período do ano passado. Já as consultas ao SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, usadas para vendas a prazo, apresentaram uma queda de 1,4%.
Segundo a associação, o principal motivo pela preferência do uso do cheque está relacionado à restrição e encarecimento do crédito nos últimos meses. A média dos dois sistemas apresentou um crescimento de 1,65% no movimento de vendas do comércio, superando o desempenho do ano passado para o mesmo período, lembrando que o Natal de 2007 foi o melhor dos últimos 10 anos.