As grandes redes de varejo investem cada vez mais em produtos de marcas próprias, considerados importantes instrumentos de fidelização. De acordo com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), esse segmento representou, na média, 7% das vendas no ano passado, contra 5,5% em 2006. O Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, aumenta o seu espaço nas prateleiras e gôndolas dos supermercados com a nova marca Qualitá, a partir de hoje, 5 de maio.
A linha inicial terá itens da cesta básica, além de frutas e verduras, daí ser direcionada a um público mais amplo. Até o final do ano, a marca vai englobar também higiene e limpeza, biscoitos, enlatados e congelados. O objetivo é que os produtos tenham preço inferior, pelo menos, ao das duas marcas mais vendidas na categoria. A diretora de marcas exclusivas da rede, Alexandra Jakob Santos, afirma que a escolha pelo nome Qualitá surgiu em função do principal atributo da marca: a qualidade. Para isso, o grupo investirá R$ 4 milhões na comunicação nos pontos de venda com enfoque na qualidade, bom preço e escolha inteligente. Além da Qualitá, o Pão de Açúcar também comercializa produtos da marca Taeq – com foco no bem estar e voltados ao público das classes A e B -, assim como itens de consumo com o mesmo nome da rede.
A Rede Carrefour, líder no ranking brasileiro de supermercados, possui mais de 800 produtos com a marca da rede, além da linha Viver, focada em hábitos saudáveis e dividida em seis categorias – diet, light, orgânicos, zero, funcional e soja. O objetivo é ampliar as vendas em 25% neste ano, em relação ao ano passado.
Já o Wal-Mart Brasil tem 23 marcas próprias, das quais 15 são globais, como a Great Value. De acordo com a empresa, a expectativa de crescimento de suas marcas próprias é de 20% em 2008.