Mesmo ainda sem ter o balanço final das festas de fim de ano, Natal e Ano Novo, o setor supermercadista já registra um crescimento de apenas 6,5% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2012. Os números poderiam ter sido ainda mais expressivos, entretanto, a inflação que atingiu a economia do país impactou diretamente na estabilidade dos preços dos produtos e, por consequência, nas vendas dos mesmos.
“Vale ressaltar que não há grandes variações entre as vendas no Natal e Ano Novo, sendo que a diferença mais expressiva entre as datas está relacionada à elevação nas vendas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas na passagem do ano”, afirma o gerente de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Rodrigo Mariano.
Como faz todos os anos para servir de termômetro ao mercado, a APAS prepara a divulgação de sua pesquisa de vendas de 2013, que leva em consideração as festas de fim de ano. A análise final dos dados deve ficar pronta nos próximos dias, ocasião em que os números reais serão informados à imprensa. Na oportunidade, será divulgado também o índice de confiança do consumidor relacionado a dezembro de 2013.
Legenda da foto acima: área de vendas do Celeiro Supermercados
