Um chefe extremamente competente à frente de uma equipe desmotivada. Ou uma equipe sedenta por novos desafios sob a batuta de um líder sem conhecimento do negócio. Situações que não combinam com uma empreitada empresarial de sucesso. Para não remeter a tais problemas, a Escola APAS organizou mais uma edição do curso “Lidando com equipes em supermercados”, que, no dia 24 de julho, foi realizado na Sede da Associação Paulista de Supermercados, em São Paulo.
O curso foi ministrado pela consultora Sílvia Ferraz e englobou técnicas voltadas ao desenvolvimento do gestor e da equipe, a fim de contemplar uma liderança pautada no conhecimento do negócio e da função de cada um dentro das seções da loja. Entre outras temáticas, o treinamento abordou o domínio técnico da seção, o relacionamento interpessoal, a importância do papel do líder em potencializar e reter talentos, a distribuição de tarefas e administração do tempo, bem como a capacidade em motivar os colaboradores a exercer as respectivas funções com mais afinco.
Alex Lima, gerente do Hortifruti Fartura, que conta com duas lojas na zona norte de São Paulo, ressaltou a importância do conteúdo teórico disponibilizado nos cursos realizados pela Escola APAS. “Como não temos uma faculdade específica para o setor do varejo, estes cursos são importantes para o nosso crescimento pessoal e profissional, sendo que temos a oportunidade de colocar na prática os conhecimentos adquiridos”, afirmou.
O encarregado de loja do Hipermercado Andorinha, José Garrone, já havia participado de outro curso oferecido pela Escola APAS. Em mais uma oportunidade, ele avaliou como positivo o conteúdo transmitido aos supermercadistas. “O setor está cada vez mais competitivo, então, este tipo de curso é muito importante para agregar novos conhecimentos e, assim, podemos transmiti-lo à equipe”, contou.
Estiveram presentes 28 representantes dos seguintes supermercados associados: Hortifruti Fartura, Berton, Yamauchi, Hortifruti Natural Brasil, Quitanda, Negreiros e Hipermercado Andorinha.