O sucesso de qualquer negócio está diretamente relacionado à execução de um planejamento estratégico eficiente, que, entre outros aspectos, integra as metas de vendas e produtividade. Este é o mote principal do curso realizado nesta quarta-feira (dia 10 de julho) pela Escola APAS, na Sede da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em São Paulo. Sob o tema “Metas de vendas”, o curso é voltado a gerentes de loja e operacionais, encarregados de loja e de frente de caixa, e outros colaboradores do setor supermercadista.
Primeiramente, a consultora Stella Beluzzi (que também integra o Comitê de Centrais de Negócios da APAS) apresentou um panorama geral do varejo alimentar e, na sequência, abordou técnicas voltadas aos resultados na prática, com foco na construção dos mapas de metas e produtividade, e como utilizar tais informações no dia a dia a fim de garantir melhores resultados à loja.
Sueli Gonzalez, gerente de Marketing do Supermercado Ourinhos, localizado na zona norte de São Paulo, acredita que, em virtude do dinamismo do varejo e da alta rotatividade neste setor, o curso vai ao encontro dos anseios da empresa. “Adorei o curso, pois nos dá a possibilidade de levantar indicadores que são como uma fotografia do cenário do nosso negócio. Se eu pudesse, levava este curso para dentro da nossa empresa, pois tem tudo a ver com os nossos objetivos”, afirma.
O exemplo também é válido para o ramo de hortifrúti. O assistente da diretoria do Sabor da Roça (localizado no bairro da Aclimação, zona sul da capital), Cláudio Gabriel de Souza, acredita que as informações obtidas no curso proporcionarão uma apuração mais precisa da representatividade dos produtos em cada setor e, consequentemente, perante os resultados da empresa como um todo. “Agora será mais fácil centralizar as informações e ter a dimensão de quanto cada produto representa no setor. Por exemplo, vamos conseguir mensurar as vendas dos embutidos, aves e bovinos dentro do açougue ou até o quanto vendemos de frutas, legumes e verduras”, conta.
Na visão de Cláudio, outros benefícios serão alcançados com as métricas de vendas e produtividade pré-estabelecidas, tais como a redução de perdas e a prevenção contra a ruptura. O gerente do Berton Supermercados, José Alves da Silva Rocha, segue a mesma linha de raciocínio. Na visão do profissional da loja localizada em Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo, os estabelecimentos que não estiverem inseridos no atual cenário, que envolve planejamento e inovação, ficarão para trás. “Os cursos oferecidos pela APAS proporcionam um melhor treinamento de nossa equipe e, até por isso, o Berton vem conseguindo bons resultados”.
Participaram do curso representantes dos seguintes supermercados associados: Casa Negreiros, Pão de Mel, Hortifruti Sabor da Roça, Berton, Apanã, Saito, Federzoni, A Mineira, Cercadão, Bondinho, Ourinhos, Quitanda, Família, Castelo da Serra, Sato e Beira Alta.
Legenda da foto acima: supermercadistas recebem orientações sobre indicadores de vendas e produtividade