A Escola APAS realizou nesta quinta-feira (17 de junho), na sede da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em São Paulo, o curso “Gerenciamento de espaço com ênfase em gerenciamento de categorias”. Ministrado por Joel Ligabue, executivo de Merchandising Services da Nielsen em Porto Alegre, o treinamento foi dirigido a gerentes, supervisores, compradores e repositores de supermercados e o objetivo foi oferecer aos participantes os elementos necessários para desenvolver o gerenciamento de espaço e sortimento de produtos nas prateleiras das lojas.
Como expor os produtos nas gôndolas; definir categorias de produtos conforme a necessidade que atendam (ex.: matinais, beleza, limpeza); gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios; e técnicas de exposição (visual merchandising) foram alguns dos assuntos abordados neste dia.
O tema despertou a atenção de supermercadistas da Grande São Paulo e do interior, além da capital. Uedney Machado, comprador do Supermercado MH, de São Miguel Arcanjo (região de Sorocaba), trouxe mais dois profissionais – fiscais de loja e de checkout – para participar do curso. Para ele, o principal problema que enfrenta é o alto turnover e a falta de habilidade dos funcionários para detectar problemas e buscar soluções para evitar a ruptura (falta de produto na gôndola), aumentando assim as vendas e a lucratividade. “Esta é a primeira vez que fazemos um curso da Escola APAS na sede da associação. Viemos obter conhecimentos e propor melhorias para a loja”, disse Machado.
Outro participante foi Ederval de Matos Santos, gerente do Supermercado Parque Paulista – loja de 800 metros quadrados de área de vendas, cinco checkouts e 35 funcionários, situada em Francisco Morato. “Para mim o mais importante é a exposição do produto e saber a qual categoria pertence. Às vezes, a indústria lança um refresco em pó 2 em 1 (bebida e picolé) e não sabemos se dispomos na seção de achocolatados ou sucos prontos”, exemplifica.