A Campanha De Olho na Validade chegou às Regionais da Associação Paulista de Supermercados (APAS). Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Limeira, Santa Cruz do Rio Pardo, Votuporanga, Suzano, Rio Claro, Marília e Americana, no interior do Estado, são apenas alguns exemplos de municípios que aderiram à iniciativa e realizam a campanha educativa com os consumidores nos supermercados.
A medida entrou em vigor no dia 1º de outubro, porém, por se tratar de um acordo com o Procon-SP, não obriga as lojas a participarem. “O compromisso do supermercado é espontâneo e não um ato impositivo. Muitos outros supermercados ainda devem aderir à campanha”, lembrou o presidente da APAS João Galassi. Somente os estabelecimentos identificados com material publicitário específico, disponibilizado no Portal APAS, participam.
O objetivo da ação é incentivar o consumidor a prestar atenção nas informações do produto, identificando o prazo de validade. O cliente que encontrar um produto com data vencida nas gôndolas dos supermercados participantes ganha um item igual, e no prazo de validade regular. Se o cliente perceber apenas a irregularidade na validade após passar pelos checkouts, vale o Código do Consumidor: apresentando a nota fiscal, o cliente recebe o mesmo produto não vencido. “A iniciativa mostra a preocupação dos supermercados em desenvolver ações que possam trazer mudanças no comportamento do consumidor”, completou o presidente Galassi.
Participe
Os supermercadistas podem fazer o download do material de comunicação e do informativo oficial da Campanha no Portal da APAS. No endereço também está disponível um Guia de Comunicação, preparado pela equipe de Marketing da entidade, com dicas de como conscientizar os consumidores para a prática.
Mais ações
A Campanha foi idealizada pela Câmara Técnica do Comércio Supermercadista. O grupo discute mais ações para melhor atender os consumidores, e em breve outras iniciativas devem ser divulgadas. Entre elas, estão incentivos aos fornecedores para criarem meios eficientes de controle de qualidade de segurança dos produtos e serviços, além da construção de mecanismos alternativos para a solução de conflitos no mercado.
Veja Mais:
Campanha estimula atenção ao prazo de validade dos produtos
