Durante a realização da APAS Show 2025, foram realizados uma série de fóruns, painéis e reuniões de alto nível, consolidando o evento como um espaço estratégico de atualização, troca de experiências e construção de soluções para os principais desafios do varejo alimentar.
A programação dos dois últimos dias foi marcada por discussões sobre inovação, governança corporativa e, especialmente, mercado de trabalho, com a presença de especialistas, empresários, conselheiros, dirigentes sindicais e autoridades do setor. O presidente da APAS, Erlon Ortega, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do encontro: “A APAS Show não é apenas uma vitrine de inovação e negócios. É, sobretudo, um ponto de encontro estratégico para refletirmos sobre o presente e pensarmos o futuro do nosso setor, com trocas que envolvem empresários, conselheiros, sindicatos e parceiros que constroem diariamente o varejo alimentar no Brasil,” afirmou.



Inovação e transformação digital ganham destaque
No dia 14 de maio, quarta-feira, a especialista em inovação Patrícia Ceratti conduziu dois painéis voltados à transformação digital no varejo e à colaboração entre supermercados e hubs de inovação.

“O painel foi superenriquecedor. Trouxemos grandes e pequenos supermercadistas, hubs como o Cubo Itaú, empresas de tecnologia e logística. Falamos sobre como dar o primeiro passo em inovação e como parcerias podem provocar mudanças significativas,” explicou Patrícia.



Fórum de Governança Corporativa aborda sucessão empresarial

Também no dia 14, o painel “Construindo um Legado de Sucesso” trouxe ao debate a importância da sucessão em empresas familiares. Mediado pela Dra. Maria Antonia Natrielli, Coordenadora Jurídica da APAS, o fórum contou com a participação de nomes como Pedro Celso Gonçalves, Álvaro Torquato Silveira e Ricardo De Felippe Valente, da consultoria Talenses Executive.
“É com grande orgulho que, mais uma vez, atuei como organizadora e curadora do Fórum de Governança Corporativa da APAS Show 2025. A sucessão é um tema importante para a perenidade das empresas familiares e foi debatida com profundidade por profissionais altamente qualificados,” destacou a Dra. Maria Antônia.

Reunião sobre mercado de trabalho reúne lideranças do setor
Encerrando a programação, foi realizada nesta quinta-feira (15) a reunião “Mercado de Trabalho”, organizada pela área jurídica da APAS e liderada pelo gerente jurídico, Dr. Carlos Manoel Souza. O encontro teve como objetivo promover uma aproximação entre os presidentes de sindicatos patronais, o conselho da APAS e sua diretoria regional, para tratar de temas relevantes nas relações trabalhistas.
Durante a abertura da reunião, o presidente da APAS destacou: “Trazer esse debate para o centro da programação da APAS Show é essencial. Essa reunião permite um diálogo estruturado sobre temas relevantes para o futuro das relações de trabalho no setor”, disse o presidente Erlon Ortega.



A composição da mesa de discussão contou com a presença de Felipe Queiroz, Economista-Chefe da APAS; Ariel Grunewald, Diretor de Serviços ao Supermercado da APAS; Rafael Casemiro, Advogado da APAS; Prof. Fabiano Zavanella, palestrante convidado; Gisela Lucas, do SINCOMERCIO Mirassol; Dr. Omar Abdul Assaf, Conselheiro da APAS; Antônio Deniza Neto, do SINCOMERCIO Araraquara; Dr. Roberto Longo, Conselheiro da APAS; Dr. Carlos Manoel Souza, Gerente Jurídico da APAS; Paulo Pompilio, Conselheiro da APAS e Diretor de Relações Corporativas do Assaí Atacadista; Danilo Bonfim, Conselheiro da APAS – Sonda Supermercados; Sérgio Massayoshi Samano, Conselheiro da APAS e proprietário dos Supermercados Recanto; e Alexandre Tenório, Advogado da APAS.

Foram discutidos temas como folgas dominicais para mulheres, abertura do comércio em feriados, escala 6×1 e a aplicação da NR-1. A palestra do Prof. Dr. Fabiano Zavanella reforçou a importância da adaptação do setor supermercadista à realidade digital, ao crescimento do e-commerce e à automação dos processos no varejo. Ele destacou que o comércio eletrônico e as plataformas digitais já são uma realidade consolidada e representam uma nova forma de geração de renda.

Segundo Dr. Omar Abdul Assaf, Conselheiro da APAS e Presidente Sincomercio BSVR, “Criei esse movimento em 2017, ao assumir a presidência do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista — hoje também representando o Vale do Ribeira. Percebi a dificuldade de integração entre supermercadistas e sindicatos, o que motivou a criação de um espaço de diálogo. A primeira reunião foi em 2018, seguida por outra em 2019. Após a pausa pela pandemia, retomamos com ainda mais adesão. Esse movimento tem aproximado supermercadistas dos sindicatos, facilitando o encaminhamento de demandas e incentivando a participação nas assembleias — essencial para que as reivindicações sejam levadas às convenções coletivas. A iniciativa também fortaleceu a atuação conjunta com a Fecomércio, da qual sou vice-presidente”, afirma o presidente.
Paulo Pompilio, Diretor de Relações Corporativas do Assaí Atacadista e conselheiro da APAS, encerrou o encontro com um apelo por mais união e diálogo: “O comportamento do consumidor mudou – e o do colaborador também. Precisamos estar atentos a essas novas demandas e promover reuniões mais frequentes, com foco na defesa conjunta dos interesses do nosso setor,” concluiu.
