Em um mercado no qual o consumidor está mais exigente, mais bem informado, mais experiente, busca melhor preço e tem necessidades individuais e familiares específicas, o varejo deve definir bem seu formato e investir em marketing para atingir o público de forma direcionada. Essa foi a mensagem da palestra “O Futuro dos Hipers e das Lojas de Vizinhança”, que o consultor Eugênio Foganholo apresentou na manhã desta quinta-feira (12 de maio) no 27º Congresso e Feira Internacional de Gestão em Supermercados – APAS 2011.
Segundo Foganholo, os supermercados de vizinhança devem, focando a comodidade e a rapidez das compras, reinventar a forma de expor e oferecer seus produtos. Outro conselho é buscar diferencial na oferta de perecíveis ou na intensificação de uma sessão específica, tanto em qualidade quanto em variedade.
Para os hipermercados, a dica do consultor é focar na compra por ocasião, com boas soluções para diferentes demandas, em uma espécie de “várias lojas dentro de uma”. Nesse formato, de acordo com Foganholo, também é importante investir na excelência em categorias não perecíveis e no propósito de ser líder de fluxo na região.
“É bom sempre ter em mente, falando-se em concorrência, que, quando a oferta de produtos é muito parecida, o interessante é buscar diferencial pelo preço ou na abertura do leque de artigos oferecidos, fugindo do que é tradicional”, explicou o consultor.
