Os 94 deputados estaduais eleitos em São Paulo nas eleições de 2022 tomaram posse da 20ª legislatura na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no dia 15 de março. Na ocasião, o deputado André do Prado (PL) foi eleito o novo presidente da casa legislativa, com 89 votos. A nova Mesa Diretora da Alesp também é composta pelo 1º secretário, deputado Teonilio Barba (PT), e pelo 2º secretário, deputado Rogério Nogueira (PSDB).
O Coordenador de Relações Institucionais da APAS, Rodrigo Marinheiro, e o analista de Relações Institucionais, Guilherme Rezende, prestigiaram a cerimônia representando a Associação Paulista de Supermercados (APAS). O evento também contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O PL é o partido com a maior bancada nesta nova legislatura, com 19 deputados eleitos. O PT é a segunda maior bancada, com 18 deputados eleitos, e o PSDB fica em terceiro lugar com 9 deputados eleitos. Os outros 48 deputados eleitos estão divididos em 14 partidos.
Quem é André do Prado?
Formado em Análise de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, André do Prado, de 53 anos, nasceu em Guararema, na Região Metropolitana de São Paulo. Iniciou a carreira política em 1992, quando foi eleito vereador de Guararema aos 23 anos, cargo este que exerceu por dois mandatos, até 2000.
Do Prado foi vice-prefeito de Guararema, entre 2000 e 2004, período em que comandou também a Secretaria de Saúde municipal. Em 2004 foi eleito prefeito do município, cargo que exerceu até 2008. André do Prado foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010. Este é seu quarto mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.