A Nielsen apontou os desafios do consumidor brasileiro no evento “Mudanças no Mercado Brasileiro 2013”, realizado no dia 28 de fevereiro, em São Paulo. “No ano passado, o consumidor acessou segmentos de maior valor agregado, entretanto, em 2012, seu endividamento aumentou. Por isso, o desafio é equilibrar o orçamento sem deixar de comprar aquilo que deseja”, esclarece a analista de mercado da Nielsen, Natalí Araújo.
A análise, denominada “360° Consumer View”, distingue o hábito de consumo entre as categorias que apresentam Trade Up por meio da entrega de valor agregado (como chocolate e papel higiênico) e as Trade Down (como café e óleo), ou seja, aquelas que o consumidor não “enxerga” uma diferenciação e pode até mudar de marca para manter o orçamento. Atualmente, 51% das categorias do mercado são Trade Up, o que representa um crescimento de 9,6% comparado a 2011, alavancado também por ações promocionais. “O consumidor quer comprar produtos de qualidade, mas em virtude do orçamento mais limitado, precisou perceber benefícios e, por isso, ações do tipo ‘Leve e Pague’ foram um grande propulsor”, ressalta a executiva.
As opções de canais e a frequência de compra também auxiliam na busca pelo equilíbrio orçamentário. “O consumidor deve pesquisar o canal adequado ao seu bolso, assim como a possibilidade de dias de promoção, pois dessa forma mantém o padrão de consumo, sem se perder financeiramente”, completa.
Acesse aqui a íntegra da pesquisa.
