A redução dos valores da cesta básica brasileira já poderá ser percebida nos supermercados a partir deste mês. De acordo com a análise Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE, a medida federal potencializará a tendência de desaceleração da inflação, estimulando o consumo e favorecendo a população brasileira.
Em fevereiro, o estudo da APAS apontou alta de 0,19% nos preços. O número já é bem menor do que o apresentado no mês passado: 1,69%. “Os dados apontam uma tendência otimista para a inflação ao longo dos próximos meses”, afirma o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi. Em 12 meses, a alta dos preços nos supermercados é de 12,86% e no acumulado do ano, de janeiro a fevereiro, foi registrada elevação de 1,88%.
Desaceleração
Em fevereiro, as variações negativas estiveram presentes em parte significativa dos preços, A proporção foi de 48,18%, superior à média, que é de 43,35%. Por mais um mês, as variações mais expressivas estiveram atreladas aos preços de FLV (Frutas, Legumes e Verduras). Condições climáticas desfavoráveis, como o excesso de chuva, são apontadas como causa de queda nas produções agrícolas e consequente aumento dos preços dos produtos (alta de 3,13% neste mês, e 27,4% em 12 meses).
Veja aqui a íntegra do Índice de Preços dos Supermercados do mês de fevereiro.
