A Associação Paulista de Supermercados (APAS), entidade que representa 1.500 associados supermercadistas do Estado de São Paulo, celebra nesta terça-feira (15 de março) o Dia Mundial do Consumidor. Os supermercados se orgulham de ser um dos segmentos da economia que mais evoluíram no relacionamento com o consumidor, desde 1990, quando foi criado o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Vale ressaltar que uma diversidade de serviços, hoje comuns no varejo, nasceu neste setor, entre eles o crédito direto, a troca de mercadorias, a entrega em domicílio, o ombudsman e as facilidades da informatização.
Para a APAS e seus associados, o consumidor é sempre o foco de atenção, daí a preocupação cada vez maior dos empresários supermercadistas em atender bem o cliente, oferecendo produtos de qualidade e respeitando seus direitos.
História
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Na época, Kennedy encaminhou ao congresso norte-americano uma mensagem que definiu como sendo quatro os direitos fundamentais do consumidor: direito à segurança; direito à informação; direito à opção e direito a ser ouvido. No ano de 1985, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) considerou os direitos do consumidor assim enunciados como Diretrizes das Nações Unidas, conferindo-lhes legitimidade e reconhecimento internacional.
