A 1ª edição do APASNEXT, evento realizado pela Associação que reuniu mais de 400 participantes, contou com palestras e painéis com especialistas que abordaram a tecnologia aos supermercadistas, com foco na melhora da operação, do atendimento ao consumidor final, e, por consequência, dos resultados da loja.
Flávio Fernandes, diretor de TI da APAS, destaca como o supermercadista pode tirar proveito desse momento de inovações para alavancar as vendas na loja e empoderar consumidores e colaboradores. Confira:
Blog APAS SHOW: A tecnologia é uma das ferramentas para os consumidores se empoderarem, principalmente no momento da compra. Qual a sua opinião sobre o assunto, que, por sinal, é o tema da APAS Show 2017?
Flávio Fernandes: O cliente, hoje, não procura mais o produto, mas também a experiência. E isso é uma novidade que precisamos trazer para o setor da TI, deixando o consumidor mais à vontade no ponto de venda e o supermercadista também. Por exemplo, o cloud computing (computação em nuvem) está mais importante no varejo e o supermercadista, com receio das informações vazarem, pode se utilizar desta tecnologia.
Blog APAS SHOW: As mudanças ocorrem muito rápido. Como o supermercadista deve se comportar neste cenário?
Flávio Fernandes: Na minha concepção, é preciso estar atento. Não é para ser reativo às mudanças e, sim, retirar o melhor destes momentos. Acompanhá-los. O investimento é uma preocupação que existe no nosso setor, até porque muitos empresários enxergam a tecnologia como despesa, mas, na verdade, é um investimento que traz resultado. E sempre na crise, o que fazemos? Tiramos o pé do acelerador. Porém, devemos fazer o contrário.
Blog APAS SHOW: Qual a expectativa para a APAS Show 2017?
Flávio Fernandes: Sucesso total. Você vê como foi movimentado a primeira edição do APASNEXT, por exemplo. A APAS tem uma tradição em bons eventos e acho que a expectativa é muito boa.
Blog APAS SHOW: Para a área tecnológica, a APAS Show 2017 será crucial para os fornecedores do setor. Qual a sua opinião?
Flávio Fernandes: Eles precisam estar antenados e buscar espaço na APAS Show. Nós, como associados e consumidor final do evento, confiamos nas novidades trazidas pelo evento. Na área de tecnologia, enxergamos com bons olhos a APAS Show, tanto que já me pediram para patrocinar ou participar do evento e sempre digo que é preciso ser rápido.
Blog APAS SHOW: Qual recado você daria para o supermercadista?
Flávio Fernandes: Inovar é importante. Muitas empresas de grande porte sumiram porque não souberam trazer algo de novo. É preciso ficar mais próximo da indústria e do consumidor.
