Representantes da Diretoria de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Supermercados (APAS), do Expo Center Norte, e do grupo MCI, acompanhadas de uma equipe técnica, realizaram a visita às unidades Facipel e Bioenergia da Multilixo, para conhecerem qual será o tratamento dado aos resíduos gerados durante a APAS SHOW 2024, que ocorrerá entre os dias 13 a 16 de maio.
A ação permitiu discutir detalhes técnicos e alinhar processos para a melhoria contínua do tratamento dos resíduos, a fim de mitigar os impactos ambientais do evento.
Foram visitados os processos de separação mecânica dos recicláveis, de aproveitamento energético dos resíduos de madeira e do processamento dos rejeitos (aquilo que não pode ser aproveitado na reciclagem) para transformação em energia.
São estimadas mais de 200 toneladas de materiais a serem processados nos dias da APAS SHOW. Isso exige desafio logístico, de tempo para o processamento e de rastreabilidade em toda a cadeia, motivando toda a equipe a conhecerem de perto, a gestão e o tratamento desses resíduos.
Para Maria do Rosário, Diretora de responsabilidade social da APAS, “o que queremos é conhecer mais sobre cada processo, para buscarmos oportunidades de redução da geração de resíduos à medida que o evento só aumenta. É o que precisamos agora, uma vez que a meta de não destinar resíduos para aterros foi alcançada em 2023 e será mantida em 2024”.