João Sanzovo, diretor de Sustentabilidade e presidente do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Supermercados (APAS), e Edivaldo Bronzeri, vice-presidente e diretor de Convênios da APAS, reforçaram a preocupação da entidade com a sustentabilidade durante uma palestra realizada na manhã desta quarta-feira (11 de maio).
Na apresentação “Vamos tirar o planeta do Sufoco – Eliminando as sacolas plásticas nos supermercados de Jundiaí”, os representantes apresentaram o caso de sucesso da cidade da região de Campinas, que aboliu as sacolinhas de seus supermercados com uma forte campanha de conscientização dos lojistas e da população. Nove meses após o início da prática, o município já deixou de depositar 700 toneladas de plástico no meio ambiente.
“À primeira vista, a ideia foi rejeitada. Mas assim que explicamos ao consumidor os benefícios que a extinção das sacolinhas traria ao meio ambiente, imediatamente a população apoiou os varejistas e a coragem do governo local em investir nessa ação inédita”, disse Bronzeri.
Além do exemplo de Jundiaí, os diretores enalteceram a parceria firmada entre a APAS e o governo do Estado de São Paulo no último dia 9 de maio para a adoção da prática em todos os supermercados paulistas e convidaram os congressistas a pensarem em opções mais sustentáveis.
“Pensem em formas de substituição para as sacolinhas plásticas, fazendo estoque de unidades biodegradáveis e retornáveis. Outra opção é lembrar aos clientes as práticas antigas, como carregar as compras em carrinhos ou nas práticas sacolas de feira”, disse Sanzovo.
Guia da Loja Verde
Os diretores também aproveitaram anunciaram na palestra o Guia da Loja Verde, que deverá ser distribuído aos associados em breve e apresentará aos supermercadistas dicas para gerenciar estabelecimentos que causem menor impacto no ambiente.
