Fortalecer o setor supermercadista por meio do aperfeiçoamento do atendimento ao consumidor. Nestes dois anos à frente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), a gestão biênio 2010-2012 preocupou-se com o desenvolvimento de projetos que agregassem valor ao serviço oferecido pelas lojas.
Um exemplo é a expansão da Escola Paulista de Supermercados. De setembro de 2010 a agosto deste ano (1º biênio da gestão Galassi), 20.573 funcionários de supermercados foram treinados nos cursos presenciais. A E-Super, ferramenta de capacitação online em parceria com o Instituto IGA Coca-Cola e patrocínio da Femsa, já atende a mais de 1.600 usuários de 139 supermercados associados.
Por meio de convênios, a APAS viabiliza redução do custo operacional das lojas. Hoje, a entidade disponibiliza diversos serviços, nas áreas fiscal e jurídica, planos de saúde, odontológico, entre outros. Confira aqui.
Com o mesmo objetivo de ajudar os associados a trazerem o que há de melhor para seus consumidores, a APAS realiza anualmente a Feira de Centrais de Negócios. Ela serve de ponte para que os pequenos supermercadistas, representados pelas centrais, se reúnam com os grandes fornecedores e realizem negociações.
Durante este período, a APAS buscou maior aproximação com seus associados. Mensalmente, as diretorias Regionais e Distritais reúnem-se com seus associados para discutir os principais assuntos do setor. O projeto Caravanas organizou grupos de supermercadistas do interior para conhecer a sede da APAS, em São Paulo, e realizar vistas técnicas a supermercados da capital.
Oportunidades de visitas técnicas também foram criadas. Na gestão de João Galassi foi promovida a primeira viagem técnica internacional. A APAS organizou um pacote exclusivo incluindo transporte aéreo e hospedagem, e um grupo de associados visitou supermercados e outras lojas de varejo de Chicago (EUA).
A entidade buscou conhecer melhor o setor em que atua. Por meio do CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), estudo dos CNAEs e definição das características dos associados, foram traçadas as estratégias de atuação. O Código de Ética e Regimento Interno, por exemplo, servirá para alinhar qual é a melhor maneira de o representante agir, toda vez que estiver atuando em nome da empresa na qual trabalha.
Com o objetivo de mapear as principais necessidades e demandas enfrentadas na cadeia produtiva do setor, propondo soluções para os gargalos que afetam tanto o varejo quanto a indústria e, aproveitando oportunidades comuns aos dois setores, foi lançado o Comitê de Relações de Mercado, formado por supermercadistas e fornecedores do Estado de São Paulo.
Ações de sucesso
Maior evento supermercadista do mundo, a Feira APAS cresce a cada ano. Em 2012, mais de 70 mil pessoas visitaram os estandes de 550 empresas expositoras nacionais e internacionais e 3.700 pessoas assistiram a palestras do congresso de gestão com o tema “Colaboração – Inteligência compartilhada criando valor para o consumidor”. Cerca de R$ 5 bilhões foram movimentados em negócios nos quatro dias de feira.
Atenta à gestão sustentável nas lojas, a APAS lançou no final do ano passado o Guia da Loja Verde, publicação que traz um manual de boas práticas para servir de apoio aos supermercadistas. Também como material de apoio aos associados, os Guias de Orientação foram criados para a melhoria da gestão das lojas.
A APAS também assinou um termo de cooperação com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania. A iniciativa levou ao lançamento da cartilha “Ipem-Sp Explica”, que traz dicas de como o associado deve proceder em relação às balanças, aos produtos pré-medidos, têxteis, de certificação compulsória e aos itens com etiquetagem compulsória.