Um dos temas apresentados na reunião da Diretoria Estatutária da APAS, no último dia 17 de junho, foi o “Projeto Pense Rosa – Seu gesto vale uma vida”, coordenado por Virgínia Galassi. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) é parceira da campanha, que visa conscientizar as mulheres sobre a necessidade da prevenção ao câncer de mama.
O presidente João Galassi destacou a importância do papel dos supermercados na campanha. Ele ressaltou que a Lei Federal nº 11.664/2008 assegura a mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres com mais de 40 anos.
Entre as ações a serem desenvolvidas pela entidade, em apoio ao projeto, está a iluminação do prédio da APAS na cor rosa, na semana do dia 5 de outubro. O presidente Galassi lembrou que outros monumentos mundiais, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Torre Eiffel, em Paris, também serão iluminados da mesma cor. A iniciativa faz parte do movimento internacional “Outubro Rosa” (leia mais detalhes abaixo).
A diretoria da entidade também marcará presença na Caminhada Pense Rosa em Campos do Jordão, no próximo dia 16 de julho, às 9 horas, ao lado de lideranças artísticas, empresariais e políticas. “O projeto Pense Rosa é mundial, de conscientização contra o câncer de mama. Fizemos o lançamento na Feira APAS 2011 para mulheres do Estado de São Paulo, do Brasil e de toda a América Latina, e nosso objetivo é informar a mulher brasileira sobre a importância da prevenção”, afirma Virgínia Galassi.
Leia mais:
APAS participará de campanha contra câncer de mama
A vice-diretora de Responsabilidade Social da APAS, Suzana Sanzovo, destacou a necessidade do setor de supermercados em apoiar essa causa. Na ocasião, ela falou sobre o papel social da associação no apoio à comunidade carente, que mais precisa desse tipo de informação e conscientização.
Poderão participar da campanha, que terá início em julho, todas as redes de supermercados – associadas e não associadas. Além da iluminação de rosa do prédio e do Portal APAS, serão desenvolvidos folders e a comunicação do projeto estará estampada nos tabloides promocionais das lojas.
Campanha
O Projeto Pense Rosa faz parte do movimento internacional “Outubro Rosa”, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento e à reabilitação em todo o mundo.
A iniciativa surgiu na Califórnia (EUA), em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor de rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. Em 2009, no Brasil, entre os monumentos iluminados estava o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo. No Brasil, é o câncer que mais leva as mulheres à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia e, se o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura é de 95%.
Legenda da foto acima: Virgínia Galassi, primeira-dama da APAS
