Conhecer melhor o seu negócio e os consumidores é um importante diferencial para as tomadas de decisão. A Diretoria de Economia da Associação Paulista de Supermercados (APAS) foi criada no início da gestão do presidente João Galassi, em setembro de 2010, e trabalha para fornecer informações aos associados sobre o setor, por meio da análise dos principais indicadores relacionados ao desempenho dos supermercados.
“Estamos apenas iniciando o trabalho. O conhecimento de fontes confiáveis é de suma importância para a gestão de uma empresa supermercadista e a Diretoria procura ser justamente essa fonte”, disse o diretor de Economia da APAS Martinho Paiva Moreira.
O Índice de Preços nos Supermercados (IPS/APAS), por exemplo, divulgado mensalmente, acompanha os valores de 220 itens comercializados. O Índice de Vendas dos Supermercados aponta a evolução do faturamento do setor supermercadista e o Índice de Confiança dos Supermercados revela o grau de confiança do setor em relação ao ambiente macroeconômico atual e a expectativa em relação ao futuro. Além desses indicadores, durante a abertura da Feira APAS, a Diretoria divulga à imprensa a pesquisa “Tendências do Consumidor”, em parceria com a Nielsen e com a Kantar WordPanel.
“Estruturamos novos projetos para 2012. Dentre eles está a interação com National Retail Federacion, federação de varejo dos Estados Unidos, e com a Associação Nacional de Lojas de Autosserviço e de Departamento do México (ANTAD)”, revelou Martinho Moreira. A Diretoria também prepara uma pesquisa de cargos e salários, em parceria com a Escola APAS, para apoiar o supermercadista na contratação de mão de obra.
Gerência de Economia
Para dar suporte na execução dos projetos da Diretoria, a APAS criou a Gerência de Economia no início deste ano. O gerente Rodrigo Mariano faz o levantamento dos indicadores econômicos e auxilia os associados com informações e serviços.