Os supermercadistas associados à APAS terão acesso, em breve, a uma ferramenta que ajudará no controle do prazo de validade dos produtos fracionados nos supermercados. A APAS, por meio da Diretoria de Apoio ao Associado em Tecnologia da Informação e Logística, firmou uma parceria com a Toledo Brasil para a disponibilização de um sistema que agrega informações de prazo de validade ao código de barras dos produtos.
“Trabalhamos para encontrar soluções práticas aos problemas encontrados na gestão dos supermercadistas. O setor preocupa-se com a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes e mais uma vez sai na frente”, disse o diretor de TI José Flávio Fernandes, referindo-se ao novo sistema.
“Não possuíamos uma ferramenta que colaborasse dessa forma com a gestão dos produtos. A novidade realmente facilitará a operação”, afirmou a superintendente do Atacado Roldão Fátima Bonfim. A APAS implantou um projeto-piloto da ação na rede, sem onerar custos ao associado, para ajustar etiquetas e códigos padrão para a operação. A expectativa é de que até 30 de janeiro de 2012 a ferramenta já esteja disponível para os associados.
De Olho na Validade
O sistema da Toledo Brasil complementa as ações da Campanha De Olho na Validade, para a conscientização dos consumidores e dos supermercadistas das informações do prazo de validades nos itens. A ação é uma parceria com o Procon-SP e quer conscientizar consumidores e supermercadistas sobre a importância das informações nos rótulos dos produtos, como o prazo de validade.
O assunto é amplamente discutido no setor. A disponibilização de um item gratuito ao consumidor que encontrar um produto vencido nas gôndolas é uma medida compensatória de curto prazo. “O sistema da Toledo Brasil quer zerar de vez esta dificuldade de operação do setor”, ressalta Flávio Fernandes. “Para impedir que o item seja comercializado, ao passar pelo checkout um alerta é disparado chamando a atenção do operador de caixa sobre a validade do produto, caso esteja vencida. Imediatamente, o colaborador pede a substituição do item. Outro benefício trazido pelo sistema é a gestão dos produtos, pois realiza um controle sequencial, e permite, por exemplo, a rápida localização nas gôndolas”, explicou o gerente nacional de vendas da Toledo Brasil, Mario Pandolfo.
“Mais uma vez o setor supermercadista sai na frente e inova. A iniciativa da Diretoria de TI da APAS de construir esta importante parceria com a Toledo ajudará os supermercadistas a oferecer atendimento de qualidade em suas lojas, alem de estimular outros setores a adotar o sistema e aprimorar o gerenciamento”, disse o presidente da APAS João Galassi.
Legenda da foto acima: O diretor de TI da APAS José Flávio Fernandes destaca o pioneirismo do setor supermercadista com a ferramenta
Veja a entrevista com o diretor Flávio Fernandes e a Toledo Brasil.
