Os dois primeiros anos de gestão das Diretorias da Associação Paulista de Supermercados (APAS), sob a presidência de João Galassi, foram marcados por projetos e ações de sucesso implantados no Estado de São Paulo. Entidade representativa do setor, a APAS buscou aprimorar o relacionamento com o bem mais valioso dos supermercadistas: o consumidor. Mais do que apoiar campanhas governamentais de conscientização, a entidade deu o exemplo para diversos setores brasileiros.
Em vigor desde outubro de 2011, por exemplo, a campanha “De Olho na Validade”, idealizada pela Diretoria de Segurança Alimentar, em parceria com o Procon-SP, chegou a vários outros estados do Brasil: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba e Pará.
O respeito ao consumidor foi o destaque na área de TI e Logística da entidade. A Feira APAS de 2012 lançou uma nova tecnologia de etiquetas eletrônicas, em parceria com as empresas Toledo Brasil e Visual Mix. De acordo com o diretor José Flávio Fernandes, o projeto possibilita que a validade do produto seja conferida no momento em que este for passado no caixa. Ou seja, o equipamento vai rastrear a informação no código de barras.
Em sintonia com as políticas de Governos
A Diretoria de Sustentabilidade engajou-se no atendimento às demandas governamentais, nos âmbitos federal e estadual, de substituição das sacolas descartáveis por alternativas mais sustentáveis. Os consumidores paulistas foram conscientizados para a mudança de comportamento. De 4 de abril a 27 de junho deste ano, em que vigorou a proibição da venda de sacolas descartáveis no Estado de São Paulo, foram retiradas de circulação 1,2 bilhão dessas sacolinhas.
O presidente João Galassi e outros diretores também estiveram em junho passado na Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. Convidado pela Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello, Galassi participou do painel “Desenvolvimento Territorial, Sustentabilidade e Mercados” da Arena Socioambiental, evento que reuniu ambientalistas, ONGs, governantes e sociedade civil do Brasil e do mundo todo para discutir planos e ações para o desenvolvimento sustentável da humanidade.
O primeiro biênio da gestão também foi marcado pela maior participação da entidade em questões públicas. Sob a coordenação do diretor de Relações Institucionais Carlos Ely, a aproximação com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome levou a APAS a apoiar o Plano Brasil sem Miséria, um movimento liderado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que representou uma grande força-tarefa da União, Estados e municípios para promover o fim da miséria em todo o País.
Atenta aos riscos do consumo precoce de bebidas alcoólicas, a APAS apoiou a Lei Estadual Antiálcool, em vigor desde o final de 2010. Na época, a entidade orientou os seus associados quanto ao cumprimento desta determinação, disponibilizando a metodologia de ajuste dos sistemas de frente de caixa às empresas de tecnologia que os atendem.
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