O consumidor mudou, ao longo dos anos, o seu comportamento no ponto de venda. A diversidade marca o hábito dos consumidores, desde a escolha do canal de compras, a preferência por produtos e o seu comportamento na loja. “O grande desafio do supermercadista será entender esse contexto e se adaptar rapidamente às novas demandas”, explica João Sanzovo Neto, presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS).
De acordo com Martinho Paiva Moreira, vice-presidente de Comunicação, a APAS traz para o debate os rumos do varejo que, cada vez mais, deverá contemplar as diferenças, tanto no mix de produtos, quanto na construção, na contratação de pessoas e no atendimento ao consumidor. “No novo cenário, é necessário pensar toda a cadeia, desde a produção até o consumo, analisando os impactos no meio ambiente, nas pessoas, nas comunidades e na cultura”, acrescenta.
Em relação aos canais de abastecimento do consumidor moderno, 84% dos lares brasileiros optam por mais de três canais para se abastecer. Foram considerados autosserviço, varejo tradicional, porta a porta, farmácia/perfumaria/drogaria, atacados, entre outros.
Segundo a Kantar Wordlpanel, a diversidade é marcada por outras variantes tais como: dia e tipo de compra; comportamento no canal (número de idas ao ponto de venda e tíquete médio gasto em cada compra) e ainda o que compra.
