Don Tapscott, uma das maiores autoridades mundiais em inovação, mídia e no impacto econômico e social gerado pela evolução tecnológica, palestrou na tarde desta terça-feira (8 de maio) na APAS 2012 – 28º Congresso e Feira em Supermercados. Diante de toda a cadeia supermercadista, o especialista falou sobre como a internet se transformou em uma grande ferramenta de colaboração e como essa nova tendência revolucionou o mundo dos negócios.
“As corporações estão passando pelo seu maior desafio. Porém, o custo de ficar aonde está será maior do que aprender a mudar”, falou apresentando o tema do Congresso: Colaboração – Inteligência compartilhada criando valor para o consumidor”.
Tapscott também enumerou as transformações pelas quais a sociedade passa. “As novas gerações respiram tecnologia. Já crescem nesta realidade e agem como tais. O mundo está se transformando e isso gera inúmeras possibilidades”, explicou.
Focando no setor supermercadista, Tapscott citou o exemplo de uma embalagem inteligente. “Imaginem em um futuro próximo as embalagens contando toda a história do produto, como foi transportado, quais as informações nutricionais e tudo o mais. É magnífico”, opinou.
Colaborar para crescer
Don Tapscott é autor e co-autor de 14 livros, entre eles o best seller “Paradigm Shift” (tradução Mudança de Paradigma) e o livro de administração mais vendido em 2007 “Wikinomics: How Mass Collaboration Changes Everything” (tradução Wikinomics: Como a colaboração em massa provoca mudanças em tudo). O palestrante também é presidente da empresa Moxie Insight e professor adjunto de Administração na Universidade de Toronto, no Canadá.
Ele defende a ideia de que no mundo contemporâneo colaborar é condição mínima de desenvolvimento nos negócios. “Porque pensar em global é uma realidade crescente. Posso atingir o mundo com um clique”.
