Telefonia, bancos, supermercados e varejo foram os três setores que aderiram ao projeto “Indicadores Públicos de Defesa do Consumidor”, proposto pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça. A iniciativa tem como objetivo diminuir conflitos e ampliar as soluções nas relações de consumo.
Com base nos números do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2009, que consolidam dados dos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), as empresas foram chamadas a assumir compromissos públicos de melhorias na relação com seus consumidores. “Cuidar dos consumidores e respeitar seus direitos deve fazer parte da agenda diária de todos os setores da economia”, ressaltou a diretora do DPDC, Juliana Pereira.
As empresas do setor supermercadista que se comprometeram com os indicadores foram Carrefour, Walmart, Pão de Açúcar e Ponto Frio. O Pão de Açúcar foi o que registrou melhores resultados em todos os três itens avaliados no projeto: foram 3.269 demandas nos Procons em 2010, o menor número entre os participantes, com 65,1% de soluções em Cartas de Informações Preliminares (CIPs) e 72,6% de acordos em audiências.
Acesse aqui o Relatório “Indicadores Públicos de Defesa do Consumidor”.
Fonte: Ministério da Justiça
