O Grupo Carrefour inaugurou um serviço gratuito de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso. O descarte poderá ser feito inicialmente em cinco drogarias da rede, localizadas em São Paulo, por meio de uma máquina especial, a Ecomed. A iniciativa também tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto como forma de evitar a poluição da água, do solo e até mesmo a intoxicação por remédios vencidos. Estudos demonstram que para cada quilo de medicamento descartado no lixo comum ou em fossa, cerca de 450 mil litros de água são contaminados.
As Drogarias Carrefour que terão o posto de coleta nesse primeiro momento são: Santo André (Pedro América), Osasco, Anália Franco, Shopping Butantã e Marginal Pinheiros, porém a intenção é que até o final de 2013 todas as regiões onde a rede está presente ofereçam o serviço. Para fazer o descarte, o usuário deve passar o código de barras da caixa no leitor do equipamento e verificar a descrição do medicamento na tela. Caso não haja código de barras o usuário deve solicitar o auxílio do farmacêutico. A máquina possui três entradas: uma para produtos farmacêuticos sólidos como comprimidos, cápsulas e drágeas; uma para líquidos, como xaropes e suspensões; e outra para as caixas dos produtos.
A máquina possui um visor que permite verificar se a capacidade de armazenamento está no limite. Quando isso acontece o farmacêutico aciona o sistema, retira os sacos com os produtos descartados e informa a central do fabricante do equipamento e a empresa de coleta do material. Os medicamentos recolhidos são encaminhados para incineração, seguindo os critérios da legislação vigente.
Prevenção
A prevenção e a orientação correta à população são as únicas formas de se evitar problemas ambientais e de saúde. As substâncias químicas descartadas de forma inadequada acabam chegando aos rios e córregos, podendo contaminar a água para consumo e o solo. O reuso das sobras desses medicamentos também pode provocar reações adversas. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), os remédios são os maiores causadores de intoxicações.
Outros produtos médicos, como seringas e agulhas, não devem ser misturados com os medicamentos, já que o tratamento desses resíduos é diferente. Eles devem ser acondicionados em recipientes rígidos e entregues nas Unidades Básicas de Saúde.