O índice e-Flation, desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Canal Varejo Consultoria, para monitorar a precificação de produtos adquiridos online, encerra o ano com deflação de 1,59% no mês de dezembro. Em uma comparação anual, foi apurada inflação somente em janeiro e junho. A principal queda do período foi verificada na categoria “Livros”, com deflação de 4,29%, seguida pela categoria “Informática” que registrou 3,91%.
Nas demais cestas de produtos foi apurada uma inflação de 1,77% na categoria “Linha Branca”, de 1,47% em “Brinquedos”, de 1,45% na categoria “Telefonia” e de 0,93% na categoria “Perfumaria”. O item “Produtos para Casa” permaneceu no mesmo índice do mês anterior, 1,12%. Por outro lado, observou-se deflação de 2,66% na categoria “Eletroeletrônicos”, 1,67% na categoria “CDs e DVDs”, 0,14% em “Viagem e Turismo”. A cesta composta apenas por “Automóveis” teve um índice de deflação de 0,007%.