O e-Flation (Índice de Inflação na Internet) do mês de março aponta inflação de 0,90%, depois de nove meses registrando índices negativos, de acordo com o Programa de Administração do Varejo (Provar), da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Canal Varejo Consultoria – Mercado de Bens e Serviços.
No período, o principal item de inflação foi verificado na categoria "Viagem e Turismo" com 5,08%, seguida por "Informática", que registrou 2,6%, “Perfumaria”, com 2,2% e 0,68% na categoria “CDs e DVDs”. Foi constatada deflação nas seguintes categorias apuradas pelo índice: "Brinquedos", com 2,91%; "Livros" 1,48%; de 1,42% em "Eletroeletrônicos"; "Telefonia" com 1,24%, no item "Linha Branca", 0,90%, “Produtos para casa”, 3,25%, além de “Automóveis”, que apontou queda de 0,42%.
Para o coordenador geral do Provar, Cláudio Felisoni de Ângelo, a variação de preços apurada no mês de março reflete o fim do período de promoções no varejo e de férias escolares. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites procurados, compõem o que se chama de “campeões de vendas”.