O e-super (Escola Digital de Supermercados), uma parceria entre a APAS e o Instituto IGA Coca-Cola, conquistou gestores de recursos humanos que visitaram o 27º Congresso e Feira Internacional de Gestão em Supermercados – APAS 2011. Lançada no evento, a ferramenta oferece cursos desenvolvidos para colaboradores de supermercados das mais diversas áreas.
“É bastante interessante para o nosso trabalho. Tudo o que contribui com a capacitação dos funcionários é bem vindo”, disse Viviane Lima, da rede Lopes, após conhecer o projeto no espaço Mundo APAS. “O e-super permite que o funcionário gerencie seu tempo. Ele pode fazer o curso no ritmo que achar melhor”, explicou o web designer Marcelo Toniolli a Viviane, Ana Lúcia de Barros e Cristiane Andrade.
Segundo Cintia Merighi, gerente da Escola APAS, a ferramenta proporciona aos gestores a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores. Com uma senha específica é possível saber, por exemplo, se eles têm acessado o sistema, como foram nos testes e onde estão errando. “Também é possível identificar quais os funcionários mais empenhados e suas áreas de interesse, já que os cursos de outros setores da loja também ficam disponíveis”.
A ferramenta possui atualmente cinco amostras de treinamentos e um novo curso, de prevenção de perdas, deve ser disponibilizado em breve. A meta da Escola APAS é oferecer, até o fim do ano, 20 dos 89 cursos que o Instituto IGA Coca-Cola possui.
Os treinamentos online, com vídeos, testes e linguagem bastante didática, estão sendo traduzidos e adaptados à realidade nacional seguindo alguns critérios de importância. É o caso, por exemplo, do curso de atendimento ao cliente, fundamental para o sucesso dos negócios e um dos primeiros treinamentos disponibilizados.
“Os cursos de atendimento e prevenção de perdas são fundamentais porque geram impacto no rendimento da loja”, opinou Leandro Pimentel, do Central Supermercados, após testar o sistema no espaço Mundo APAS. “Pretendemos implantar”, afirmou.