Sala cheia e muito interesse acerca de um novo projeto da APAS, voltado aos associados: EBITDA. A 3ª Reunião Aberta da Regional Baixada Santista contou com palestra ministrada pelo gerente de Economia e Pesquisa da Associação, Rodrigo Mariano, que, junto com a diretoria de Gestão Operacional e Comercial, na figura do diretor Pedro Lopes, e a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), foi um dos idealizadores do projeto, cujo objetivo é apresentar, de forma bastante clara, a capacidade que uma empresa tem de gerar “caixa” exclusivamente com sua atividade operacional.
“O evento contou com muitos participantes interessados em conhecer mais sobre este indicador gerencial, que auxilia na avaliação sobre o desempenho operacional da empresa. Este é um tema ainda novo para o setor supermercadista, mas que tem potencial para auxiliar o empresário do setor a conhecer ainda mais sobre os resultados de sua empresa e possibilita uma análise dos principais custos e despesas de seu negócio”, explicou o gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano
Realizada no dia 09 de junho, a Reunião Aberta contou com recorde de participantes: 38 associados. A equipe da MG Contecnica, empresa que atua com serviços contábeis e empresariais com foco em contabilidade, consultoria e auditoria, patrocinou o evento e ainda contribuiu com mais detalhes sobre o plano de despesas apresentado.
A próxima será realizada em agosto de 2014, sendo que a Regional Baixada Santista está à disposição para a sugestão de temas para o próximo encontro, a fim de atender a expectativa e necessidades dos associados.
Projeto EBITDA
Uma ideia nascida há cerca de dois anos. Em uma das visitas internacionais promovidas pela APAS, uma informação chamou a atenção do grupo e uma ideia começou a nascer. Uma informação “antes da última linha” era observada nas apresentações institucionais das empresas que o grupo visitava. O indicador, conhecido como EBITDA, ilustrava o desempenho e potencial de cada negócio.
Na volta ao Brasil, um movimento nasceu dentro da diretoria de Gestão Operacional e Comercial da APAS. Não demorou muito, foi criada pelo diretor Pedro Lopes uma ação bem estruturada no Escritório de Projetos da APAS, junto a área de Economia e Pesquisa em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC) que passou a desenvolver o Projeto EBITDA: Estrutura de Custos e Despesas dos supermercados paulistas, que pronuncia-se “Ebítida” ou “Ebidá” e significa “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, sendo uma sigla em inglês para o LAJIDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização).
O principal objetivo do EBITDA é apresentar, de forma bastante clara, a capacidade que uma empresa tem de gerar “caixa” exclusivamente com sua atividade operacional. “Não se conhece o valor de uma empresa sem saber o valor do EBITDA”, disse o diretor Pedro Lopes, ontem no evento de lançamento da 30ª Feira e Congresso APAS. Segundo o presidente, João Galassi, trata-se de um projeto com padrão internacional.
“Todos os supermercados devem ter um plano de contas, até para comparar os resultados com outras lojas e empresas”.
Com o lançamento do Projeto EBITDA: Estrutura de Custos e Despesas dos supermercados paulistas, os empresários do setor terão acesso a um “PLANO DE CONTAS PADRÃO” elaborado com exclusividade para o setor supermercadista. E assim, terão a possibilidade de avaliar a capacidade operacional de suas empresas e comparar, com fidedignidade, seu desempenho com as demais companhias do setor. Segundo o diretor responsável, com este dado é possível certificar para onde a empresa tem caminhado. “Com o EBITDA na mão podemos ver quanto vale a empresa e ter uma ideia real de quanto ela gera de caixa”, disse o presidente.
Esta parceria entre APAS e PwC irá possibilitar aos participantes do estudo conhecer o seu EBITDA e poder compará-lo com a média do setor, possibilitando, ainda, ter insights de como poder melhorar seu desempenho operacional.Segundo o consultor de varejo e consumo da PwC, Jorge Inafuco, o grande objetivo da empresa é contribuir para disseminar o conhecimento. “Queremos iniciar este processo e estimular uma gestão de melhoria da performance do setor supermercadista”.
Ainda segundo o diretor Pedro Lopes, o que importa é ter uma operação saudável dentro da loja. “Talvez uma das principais vantagens de se conhecer o EBITDA da loja é saber se estamos impulsionando uma operação eficaz”, finalizou.
A cartilha final contendo todos os detalhes do Projeto EBITDA: Estrutura de Custos e Despesas dos supermercados paulistas estará disponível no site da APAS a partir de segunda-feira dia 14 de abril.