Em parceria com a GE, que desenvolve soluções de eficiência energética, o Walmart anunciou a compra de luminárias de teto com LEDs para os novos hipermercados sediados nos Estados Unidos, Ásia, América Latina e unidades da Asda, no Reino Unido. No Brasil, 30 lojas serão reformadas e receberão a nova tecnologia de iluminação ainda neste ano.
A empresa explica que as novas luminárias consomem 41% menos energia e, neste contexto, ajudarão a ampliar ainda mais a meta da cadeia de varejo de, até 2020, reduzir em 20% o quilowatt-hora (kWh) por metro quadrado de energia necessário às unidades da rede em todo o mundo.
“Os LEDs tornaram-se parte integral de nosso modelo de eficiência energética nas lojas, e desempenham uma função essencial para alcançar nossas metas gerais de sustentabilidade. E tão importante quanto isso é o fato de que a economia de custo com energia, devido a essas inovações, nos ajudará a manter os preços baixos que nossos clientes esperam de nós”, afirmou o presidente e CEO do Wal-Mart Stores, Inc, Doug McMillon.
O Walmart e a GE têm um rico histórico de colaboração para desenvolver produtos de iluminação para atender às necessidades da rede — pioneira no uso de sistemas LED no ambiente de varejo. “O foco de consciência energética do Walmart permite que a empresa obtenha uma economia de custos substancial em eletricidade. Valorizamos nosso relacionamento de longa data com a rede e estamos orgulhosos de trabalhar com eles para reduzir seu impacto ambiental”, disse o presidente e CEO da GE, Jeff Immelt.
Atuação no País
Presente no Brasil desde 1995, o Walmart conta, atualmente, com 544 unidades e cerca de 75,4 mil colaboradores em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. São 9 bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (TodoDia). Em 2013, o faturamento da empresa no Brasil foi de R$ 28,5 bilhões, o que representa 10% de crescimento em relação ao ano anterior.
