O PIB (Produto Interno Bruto – soma das riquezas produzidas pela economia do País) cresceu 5,8% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. É o que divulgou hoje o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ao todo, a economia movimentou R$ 665,5 bilhões de janeiro a março, o que representa uma expansão de 0,7% em relação ao trimestre anterior.
O resultado ficou acima do que esperavam analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central (BC), que aguardavam um aumento de 5,66% no mesmo período. Conforme pesquisa feita pelo BC com cerca de cem instituições financeiras, a previsão é de que a economia brasileira cresça a uma taxa de 4,77% até o final deste ano.
Consumo das famílias
O consumo das famílias aumentou 6,6% entre janeiro e março, na comparação com igual período de 2007. Já o investimento, medido pela taxa de formação bruta de capital fixo, cresceu 15,2% no primeiro trimestre, se comparado a igual período do ano anterior.
Os destaques foram para o setor da indústria, com crescimento de 1,6%, e serviços, com 1% de elevação, na mesma comparação. Em serviços, tiveram alta o setor de intermediação financeira e seguros (15,2%), os serviços de informação (9,5%) e o comércio (7,7%).