A análise de indicadores econômicos e operacionais foi um dos temas que marcou o Encontro com Supermercadistas, em São José do Rio Preto.
Conduzida pelo economista Fednel Saintil, e pelo Coordenador de Operações aqui da APAS, Luiz Ferreira, a apresentação trouxe um panorama do cenário global e nacional, além de tendências regionais que afetam diretamente o desempenho das lojas.
Entre os pontos destacados estiveram a necessidade de ampliar vendas para superar a inflação, investir em categorias em crescimento e reforçar a gestão de pessoas como estratégia para reduzir custos e elevar a produtividade.
Além do olhar econômico, o encontro reuniu associados e lideranças regionais para discutir pautas fundamentais para o futuro do setor supermercadista. Esteve em pauta a transição obrigatória para a NFC-e em 2026, a inclusão produtiva por meio da plataforma Trampolim, a empregabilidade de pessoas com deficiência e os impactos da reforma do setor elétrico.
Os presentes também relembraram o reconhecimento concedido ao setor supermercadista pela Assembleia Legislativa de São Paulo, com a Medalha da Constituição, um marco que reforça a importância estratégica da nossa atividade para o desenvolvimento econômico e social.


Na frente social, nossa Diretora de Responsabilidade Social da Regional, Pollyana Caroline Buraschi Malaguti, apresentou resultados expressivos das campanhas em andamento: mais de 82 toneladas de roupas e cobertores arrecadadas na Campanha do Agasalho e mais de 92 toneladas de alimentos destinados a famílias em situação de vulnerabilidade. Um resultado que evidencia a força coletiva da mobilização dos nossos supermercados.
Para o Diretor Regional da APAS em São José do Rio Preto, Carlos Eduardo Malaguti, encontros como esse são essenciais para alinhar estratégias e reforçar o papel social do setor e estreitar relacionamentos.
“Quando discutimos juntos os impactos econômicos, as transformações regulatórias e as nossas responsabilidades sociais, ampliamos a capacidade do setor de se adaptar, inovar e continuar sendo motor de desenvolvimento para a região e para o Estado.”
O encontro terminou com um momento de confraternização entre supermercadistas e parceiros, consolidando o espaço como ponto de troca de experiências e fortalecimento da nossa rede.
