O presidente-executivo do Carrefour, Lars Olofsson, afirmou que o Brasil, ao lado da China, é prioridade da segunda maior rede varejista mundial para continuar a crescer no médio e no longo prazo. “Está claro que precisamos continuar a nos expandir tanto no Brasil como na China”, disse o executivo. Ele afirmou ainda que os mercados emergentes serão ‘os motores de crescimento’ da empresa no futuro. O grupo abriu ou adquiriu 82 lojas no Brasil em 2009.
Na apresentação do resultado financeiro do ano passado, o Carrefour não forneceu detalhes das vendas no Brasil, mas a América Latina foi a região que mais cresceu, com avanço de 17,1% em relação ao ano anterior. A Ásia teve expansão de 4,5% nas vendas, enquanto a França (sede do grupo) e o restante da Europa tiveram queda na receita – reflexo da crise econômica que vive a região.
Para 2010, o presidente da empresa disse esperar que o Brasil tenha um crescimento semelhante ao do ano passado e que as vendas na China possam avançar ainda mais. Ele ainda descartou que a rede tenha interesse em vender suas operações no Brasil, como vem sendo cogitado nos últimos meses.
No ano passado, o Carrefour obteve lucro líquido de 385 milhões de euros, o que representa uma queda de 70% em relação a 2008. A empresa atribui o resultado menor aos gastos com a reestruturação das suas operações na Europa.
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo
