No dia 19 de março, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) Regional Sorocaba reuniu associados para uma palestra que, ministrada por profissionais do Procon-SP, abordou temas relacionados ao Código de Defesa do Consumidor. Um dos destaques foi a discussão acerca do “De Olho na Validade” – medida compensatória que o consumidor parceiro das redes supermercadistas, na medida em que há o alerta acerca dos produtos com prazo de validade expirado. Neste caso, o consumidor deve receber – de forma gratuita – um produto igual ou similar, e no prazo de validade.
A reunião aberta aos associados abordou ainda outros assuntos relacionados ao ambiente supermercadista, como por exemplo, os preços diferenciados entre a gôndola e caixa registradora (código de barras) e mercadorias expostas na vitrine ou gôndolas sem o referido preço.
Na visão do diretor regional de Sorocaba, Marcos Tozi, a presença do Procon-SP em uma reunião aberta só comprova que o setor está empenhado em seguir a legislação vigente. “A APAS e seus associados buscam uma melhoria contínua para atender os consumidores”, disse.