A criação de vagas formais de trabalho bateu recorde nos quatro primeiros meses deste ano, atingindo 848,9 mil – crescimento de 21% ante igual período de 2007. É o que mostra os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.
O aumento das contratações formais reflete o ritmo aquecido da economia no início do ano. O setor de serviços foi o que mais gerou novos postos de trabalho, no primeiro quadrimestre do ano – 310 mil empregados. De acordo com o Ministério do Trabalho, as contratações ocorrem em todas as regiões do País e a tendência é de manter o emprego aquecido até o final do 1º semestre, pois as empresas devem ampliar o investimento e, conseqüentemente, sua capacidade de produção. Para o ano, a previsão é de gerar 1,8 milhão de empregos formais.
Por outro lado, no mês de abril a contratação de 294,5 mil pessoas com carteira assinada registrou uma queda de 2,4%, se comparado com abril do ano passado. Isso ocorreu devido às demissões no setor agrícola em alguns estados da região Nordeste, como Pernambuco e Alagoas.