Os empresários supermercadistas e lideranças do setor embarcaram neste sábado (09) para mais uma viagem técnica promovida pela Associação Paulista de Supermercado (APAS), desta vez para a cidade de Berlim, na Alemanha. A realização desse projeto tem como objetivo apresentar os diversos modelos de varejo para os supermercados do Estado de São Paulo e aproximar as lideranças supermercadistas.
A capital da Alemanha é conhecida por seus consumidores Millennials, focados em experiências diferenciadas, e tem uma forte tradição de qualidade e eficiência em seus setores de manufatura e varejo. Além de visitarem uma cidade extremamente cultural e que valoriza a sustentabilidade, a diversidade e a inovação, os supermercadistas participam de uma programação voltada para o setor varejista, com a presença de grandes redes de supermercados que têm uma forte presença na cidade e em todo o país, como Aldi, Lidl e Edeka. Essas redes são conhecidas por seus preços baixos, mas também pela qualidade de seus produtos e pelo atendimento ao cliente.
A comitiva é formada pelos empresários Gabriel Makoto, Luiz Takenori, Rafael Shimoshio, Sérgio Samano, José Eduardo, José Pontes, Augusto Fernando, Shirlei Castanha, Bruno Miguel, José Roberto, Doriana Yuri, Antonio Vigo, João Matheus, Raphael Martins, Ricardo Cobacho, Lucas Rodrigues e Victor Hugo, além da Diretora de Responsabilidade Social da APAS, Maria do Rosário, o Diretor-Geral da APAS, Carlos Correa, e o Presidente da APAS, Pedro Lopes. O Gerente de Marketing e Negócios da APAS, Fabiano Benedetti, a Coordenadora de Marketing e Eventos, Natacha Vitale, e a equipe do Varejo180 também compõem o grupo.