O 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados – APAS 2011, realizado de 9 a 12 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo, mostrou que as transações entre setores do autosserviço estão cada vez mais globalizadas.
Neste ano, além dos estandes de Alemanha, Argentina, Chile, Equador, Espanha, EUA, Finlândia, Itália, Peru, Portugal, Tailândia e Turquia, o evento contou com a participação de 34 redes de supermercados estrangeiras, que fecharam US$ 51,1 milhões em negócios. Foram mais de 500 reuniões entre executivos de 17 países e as empresas brasileiras.
Os empresários – incentivados pela APAS e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – vieram da Angola, Catar, Emirados Árabes Unidos, Eritreia, Líbano, Espanha, França, Polônia, Portugal, Rússia, Argentina, Cuba, Chile, México, Peru, Uruguai e Estados Unidos e negociaram produtos como arroz, açúcar, vinho, cerveja, ovos, frango, cachaça, água de coco, açaí, queijo, pão de queijo, doce de leite e máquinas para acondicionamento de água.
“A ação superou as nossas expectativas iniciais e mostrou que há inúmeras oportunidades de negócios ainda a serem exploradas pelas empresas brasileiras. Os compradores se impressionaram com a qualidade do produto nacional e descobriram muitas novidades para ofertar aos consumidores em seus países”, afirma Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.
Segundo a agência, entre os negócios realizados pelas redes de supermercados estrangeiras, destacaram-se as transações da HEB, El Corte Inglés e Shoprite.
A rede HEB, que tem mais de 300 lojas no sul dos Estados Unidos, interessou-se principalmente por produtos típicos. Após a APAS 2011, a executiva da empresa decidiu ir também a Fortaleza conhecer a fábrica de água de coco Paragro.
Com mais de 80 lojas em Portugal e na Espanha, a empresa El Corte Inglés fechou cerca de US$ 900 mil em compras de alimentos e bebidas e, além dessas categorias, a comitiva de executivos veio ao País para adquirir também artigos de vestuário, calçados, móveis e artesanato que serão comercializados em um espaço dedicado ao Brasil, a ser lançado na primavera de 2012 nas 80 lojas da rede.
Já a Shoprite, principal rede de supermercados do continente africano, estima que deve fechar negócio com até 30 empresas brasileiras, que fornecerão itens como sucos, ovos, pão de queijo e requeijão para 12 lojas da rede em Angola. “Temos interesse em oferecer uma gama variada de produtos brasileiros aos consumidores angolanos. Há grande demanda e interesse pelos produtos do Brasil”, comentou a executiva da rede, Ivania Rodrigues.
