A gestão de mix de produtos foi o tema central do Encontro com Supermercadistas da Regional Marília, realizado no dia 23 de setembro. A palestra conduzida por Fernando Luiz destacou a importância de analisar os itens mais vendidos, reduzir excessos no portfólio e considerar a sazonalidade, com ênfase para a conveniência natalina, como forma de melhorar os resultados das lojas.
Além da palestra, os participantes acompanharam uma apresentação do Diretor Regional da APAS, Sérgio Reis, sobre os principais fatos recentes do setor. Ele destacou a reunião entre APAS e ABAD com a indústria, que busca fortalecer relações comerciais e ampliar a digitalização de processos, especialmente para pequenos e médios supermercados. Também ressaltou a pauta da inclusão, discutida na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com foco nos desafios da empregabilidade de pessoas com deficiência, na adaptação de carrinhos para crianças e na melhoria do atendimento inclusivo nos supermercados.


Também foi compartilhada a entrega de 1 mil vagas de emprego ao Governador Tarcísio de Freitas, dentro do programa Caminho da Capacitação, que prepara profissionais em áreas como padaria e açougue. A iniciativa reforça o compromisso do setor em unir empregabilidade, qualificação e desenvolvimento econômico Estado de São Paulo, que hoje concentra 27 mil estabelecimentos e mais de 35 mil vagas abertas.
“Quando reunimos supermercadistas para debater inovação, inclusão e sustentabilidade, criamos condições reais de avançar juntos. O setor só cresce quando olhamos para a empregabilidade, para o consumidor e para as práticas que constroem um varejo mais equilibrado e preparado para o futuro.”, afirmou o Diretor Regional da APAS em Marília, Sérgio Reis.


O encontro terminou com um momento de networking, reforçando o papel das relações entre supermercadistas como alicerce para o desenvolvimento do setor.
