Uma reunião no auditório da Prefeitura, na última sexta feira (27 de janeiro), marcou a chegada da Campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” à cidade de Promissão, na região de Bauru. O secretário Municipal de Meio Ambiente André Marques, representantes da Associação Paulista de Supermercados (APAS), da Associação Comercial, supermercadistas e lojistas se reuniram para determinar o início do projeto e planejar a divulgação do acordo que substitui as sacolas descartáveis por reutilizáveis.
Com a iniciativa, a cidade vai tirar de circulação 481,7 mil sacolas descartáveis por mês, que antes iam parar no aterro sanitário, entupindo bueiros, esgotos e demais vias do município e causando males ao meio ambiente.
Na ocasião, foi apresentado um vídeo que mostra como o descarte incorreto de materiais plásticos causa prejuízos ao meio ambiente. Todos puderam refletir a respeito do quanto as sacolas descartáveis tornam-se nocivas à natureza, se descartadas irresponsavelmente. Materiais da Campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” foram apresentados, dúvidas foram esclarecidas e lojistas ligados à Associação Comercial local receberam o convite para integrar o acordo.
O diretor da APAS Regional Bauru Erlon Godoy Ortega faz um balanço positivo da primeira semana da campanha nas cidades da região que participam da iniciativa e acredita que a adesão dos demais municípios será ainda mais tranquila, tendo em vista a orientação e repercussão da ação veiculada pela mídia em todo o Estado. “Temos vários relatos positivos sobre a primeira semana da substituição. Passados esses primeiros dias, os clientes já não esquecem suas sacolas reutilizáveis e já há mais agilidade nos caixas. A campanha cresce e a adesão das 48 cidades da APAS Regional Bauru já é uma realidade”, aponta o diretor.
Apoio local
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, declarou publicamente o seu apoio à campanha e vai criar ações para incentivar a população a participar. “Esta é a hora de nos comprometermos em buscar cuidar da natureza. Precisamos diminuir o número de sacolinhas jogadas no meio ambiente e faremos o que for preciso”, disse o secretário de Meio Ambiente Andre Marques.
Uma nova reunião foi agendada para o dia 7 de fevereiro, quando será assinado o termo de adesão e definida a divulgação. Lojistas da Associação Comercial também vão participar da iniciativa e se comprometeram a divulgar o acordo em seus estabelecimentos.
Leia mais:
APAS confere Campanha nos supermercados
