O fim de ano deve ser de crescimento para o setor supermercadista, segundo projeção da Associação Paulista de Supermercados (APAS). Impulsionado pela alta nas vendas de produtos típicos, como cervejas, refrigerantes, carnes, frutas, panetones e castanhas, o setor deverá crescer 6% neste Natal, em relação a mesma época do ano passado.
“O desempenho do setor deve ser menor que em 2010, mas ainda será satisfatório levando em consideração o cenário econômico vigente”, disse o diretor de Economia da APAS, Martinho Paiva Moreira. Nos oito primeiros meses de 2011, os supermercados apontaram crescimento real de 5,63%. Já no período de janeiro a agosto de 2010, a alta foi de 13,69%. “Os números estão acima de outros setores da atividade econômica, demonstrando que a crise mundial e as ações para desaquecimento da demanda interna têm impactado o setor supermercadista em menor intensidade”, explicou.
Segundo Moreira, o desempenho para os meses de outubro e novembro devem ser moderados. Levando em consideração que até agosto o setor apontou crescimento de 5,63% e que o Natal deve registrar alta de 6%, o desempenho geral do setor supermercadista em 2011 deve oscilar entre 5,5% e 6% de crescimento em relação a 2010. “Considerando que o PIB para 2011 está projetado em 3,5%, o setor pode comemorar os índices, já que estamos crescendo acima da média nacional”, avaliou o diretor Martinho Moreira.
