A Associação Paulista de Supermercados (APAS), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop), a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) pleiteiam junto à Secretaria Estadual da Fazenda o parcelamento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referente às vendas de dezembro.
O ofício, entregue no dia 16 de dezembro ao secretário Mauro Machado Costa, tem como objetivo beneficiar o comércio, sem prejudicar a arrecadação do Estado. Vale ressaltar que o parcelamento do imposto também foi concedido em anos anteriores. “A medida garante um fôlego financeiro aos empresários do comércio varejista, uma vez que o movimento das vendas de janeiro é baixo”, afirma João Galassi, presidente da APAS. Galassi reitera que ações conjuntas com outras entidades de classe é uma meta da APAS para 2011. O diretor de Relações Institucionais Carlos Ely já vem trabalhando nesse sentido, a fim de integrar a cadeia do abastecimento.
Para as entidades, enquanto nesta época do Natal e fim de ano ocorre forte aumento das vendas, as compras são reduzidas por terem sido antecipadas, gerando um elevado montante de imposto a pagar. Além disso, uma parcela significativa do faturamento é realizada a prazo, o que faz com que o pagamento do imposto ocorra antes do recebimento dos créditos das vendas, gerando descompasso no fluxo de caixa do varejo.
