O Supermercado Koike, que possui lojas nas cidades de Pirapozinho e Narandiba, região de Presidente Prudente, utiliza com frequência os cursos da Escola APAS. O sucesso do aprendizado adquirido pela equipe é exemplificado por números impressionantes.
“Podemos destacar o aumento de 30% na contratação de pessoas para as duas lojas. Com relação a percentuais, considerando o início dos trabalhos em março de 2015, se comparado ao mesmo mês deste ano, tivemos um crescimento de 31,61% nas vendas, de 18,82% no número de clientes atendidos e de 10,51% no ticket médio”, afirmou o presidente Jorge Koike.
Portal APAS: Por que o Koike utiliza os cursos da Escola APAS com frequência? Quais os benefícios?
Jorge Koike: Identificamos a necessidade de capacitar nossa equipe para continuarmos o processo de crescimento e expansão do raio de ação. Foram diversos benefícios que tivemos, principalmente pelo fato de termos despertado a importância do aprimoramento dos conhecimentos, atitude, comportamento e postura pessoal e profissional, que se reverteram na melhoria do atendimento, na satisfação das pessoas e no resultado da loja, que passou a experimentar um crescimento considerável no fluxo de clientes, nas vendas e resultados. Isso aconteceu porque a equipe passou a se envolver mais nos processos e procedimentos operacionais de forma mais efetiva.
Outro benefício foi à possibilidade de oportunizar a criação de novas lideranças, que contribuíram muito para o relacionamento interno e com os clientes.
Portal APAS: Em tempos de instabilidade econômica, o Koike acredita que o treinamento é importante para manter a equipe engajada e mais produtiva?
Jorge Koike: Com certeza. Vivenciamos isso na prática em nossas duas lojas, pois, após o início dos treinamentos, observamos que os clientes começaram a se envolver mais e tivemos a melhoria no atendimento e nos processos de exposição, reposição e comunicação da loja, gerando um aumento significativo do movimento de vendas, fluxo de clientes e resultado operacional.
Portal APAS: Há algum receio em treinar o funcionário e, posteriormente, perde-lo para outro emprego logo na sequência?
Jorge Koike: É um risco que se corre, mas no nosso caso, como estamos criando oportunidades de crescimento interno, não sentimos essa questão como preocupação. Temos tido resultados bastante satisfatórios, pois nossa estratégia é reter os talentos e investir no crescimento.
Um exemplo é caso de nossa atual gerente da loja de Pirapozinho, que há sete meses era atendente da nossa feirinha e, hoje, gerencia a loja e faz curso superior de Administração com incentivo e subsídio da empresa.
Portal APAS: Quais os benefícios na prática que vocês tiveram com os treinamentos? Aumento de vendas? Aumento de produtividade? Redução de perdas? Poderiam dimensionar em números ou dados concretos?
Jorge Koike: Quanto aos benefícios foram diversos: melhoria no desempenho das pessoas, melhor atendimento ao cliente, controles operacionais mais precisos, organização da loja e depósito mais objetivos.
Quanto às vendas, foi – e está sendo surpreendente -, pois observamos, mês a mês, resultados interessantes bem e acima de média mercadologia, o que nos permitiu a contratação de mais funcionários para atender a demanda com qualidade e foco na satisfação dos clientes. O crescimento é visível sobre todos os aspectos: vendas, resultado operacional e satisfação dos clientes.
Quanto à produtividade, percebemos o melhor envolvimento das pessoas nos processos e nas funções, ocasionando a melhoria em todos os departamentos da loja, que passou a ter uma dinâmica mais objetiva.
Com relação a números, podemos destacar o aumento de 30% na contratação de pessoas para as duas lojas. Com relação a percentuais, considerando o início dos trabalhos em março de 2015, comparado ao mesmo mês do ano anterior, temos os seguintes resultados:
– Crescimento de vendas igual a 31,61%;
– Número de clientes atendidos: crescimento de 16,82%;
– Ticket médio março/2016: aumento de 10,51%;