A Escola APAS promoveu uma reunião na semana passada para mostrar os resultados obtidos durante o ano de 2023, e fazer os preparativos para o ano de 2024. Foram projetados os índices e os multiplicadores de treinamento.
A exposição contou com a presença do Presidente da APAS, Pedro Lopes, do Diretor-Geral, Carlos Correa, e dos Gestores das Unidades de Serviços aos Supermercados, Gestão Corporativa, Marketing e Negócios e de Operações e Projetos, Eduardo Ariel Grunewald, Anderson Santos, Fabiano Benedetti e Rodrigo Mariano.
Lopes ressaltou a qualidade que a Escola vem empregando nas gestões da APAS ao longo do tempo, dando ênfase na preparação para que todos possam se qualificar cada vez mais, e para que o jovem, que costuma ter o seu primeiro emprego no supermercado, possa ter mais oportunidades no decorrer da sua trajetória profissional e pessoal.
A equipe da Escola APAS composta por Regina Ribeiro, Coordenadora pedagógica de T&D, Alessandra Ferreira, Analista de Treinamento, Veronica Silva e Barbara Balmant, Assistentes, elaboraram o evento repleto de novidades, com novos formatos de treinamentos, novos conteúdos, interface com a Consultoria APAS e Relacionamento ao Associado.
Entre os destaques da reunião foram apresentados os resultados de KPIs da área, a atividade de integração e um tour nas instalações da APAS. Foram entregues camisetas contendo a logomarca da Escola APAS, fazendo com que se sentissem pertencentes ao time.
Ao longo do ano a Escola APAS reuniu mais de 12 mil participantes, com a duração de 2600 horas de aula e 670 cursos ministrados para os associados e colaboradores do setor supermercadista nas Regionais e Distritais em todo o Estado de São Paulo.
Nas palavras do Diretor-Geral, para ele, os consultores possuem o papel fundamental para “complementar em habilidades e conhecimentos aqueles que precisam de mais atenção no seu trabalho diário. E o tempo passa, e você [já] precisa entender de ESG. Tudo isso faz parte do conhecimento que a APAS quer levar para o supermercadista, e vocês aqui são os nossos professores”, ressaltou Correa.
Já Eduardo Ariel Grunewald apontou os avanços que a Escola APAS empregou e vem empregando cada vez mais, com uma metodologia capaz de absorver da melhor forma possível, todo o potencial da Escola, gerando metas e melhores resultados, ano a ano.
A consultora Melissa Martins está na Escola APAS desde 2011, e falou das mudanças que observou durante a sua trajetória. Ela viu uma necessidade de trabalhar a parte comportamental, para elevar o engajamento e lidar com situações cotidianas de cada profissional. Segundo ela, após o curso as pessoas já sentem a diferença na prática, e pedem até ajuda em situações de conflitos e problemas internos na empresa.
Jacqueline Aricó disse que desenvolveu ao longo de um estudo aprofundado para a Escola APAS, novas ferramentas para que os supermercados se tornem mais atrativos. Ela ressaltou a mudança do comportamento de compra após a pandemia, dizendo que hoje existe “o novo varejo, e que é preciso multiplicar e entender melhor o comportamento de diversos perfis e seguimentos”.
O consultor Silvo Fieno falou da importância que a Escola APAS possui durante uma transição e uma adequação de posicionamento da loja em relação ao setor, precisando justamente entender os processos e as necessidades de mudanças no negócio. Segundo Fieno, “o supermercado menor procura por mais capacitação e aprimoramento nas operações da loja, e o maior, já possui uma outra visão e tempo de negócio, trazendo interesses em se trabalhar possíveis vícios e valores limitantes”.