O Confiança, que completará 33 anos em 2016, possui atualmente cerca de 2.700 colaboradores distribuídos em nove lojas, sendo seis em Bauru, uma em Pederneiras, Jaú e Marília. A rede é um dos associados que mais se utiliza dos cursos da Escola APAS para o treinamento da equipe.
Liliane Adachi, gerente de RH do Confiança, destaca a importância dos cursos e os benefícios na prática para a rede. Confira:
Portal APAS: Por que vocês utilizam os cursos da Escola APAS com frequência? Quais os benefícios?
Liliane Adachi: Nosso objetivo é o desenvolvimento das competências individuais e coletivas dos nossos colaboradores. Utilizamos os cursos da APAS por serem direcionados ao nosso segmento e, portanto, são mais eficientes e trazem maior assertividade e eficácia aos colaboradores no desenvolvimento de suas funções. Notamos os benefícios no dia a dia de nossa operação: ganhamos em qualidade, padronização de processos e motivação.
Portal APAS: Em tempos de instabilidade econômica, vocês entendem que treinar a equipe é importante para manter a equipe engajada e mais produtiva?
Liliane Adachi: Sim, o treinamento mantém a equipe tecnicamente preparada e também é uma ferramenta de motivação. O colaborador é convidado a sair da operação e das rotinas diárias para se qualificar e aprender coisas novas, impactando diretamente e positivamente nos resultados da empresa.
Portal APAS: Há algum receio em treinar o funcionário e, por exemplo, ele ir para outro emprego logo na sequência?
Liliane Adachi: É um risco, porém, acreditamos que a ferramenta de treinamento, se utilizada com assertividade, pode ser fator não só de motivação ou padronização, mas também de retenção na empresa. O colaborador abre sua visão e identifica perspectivas de crescimento e, quanto mais preparado tecnicamente, maiores as chances de promoção e crescimento.
Portal APAS: Quais os benefícios na prática que vocês tiveram com os treinamentos? Aumento de vendas? Aumento de produtividade? Redução de perdas? Poderiam dimensionar em números ou dados concretos?
Liliane Adachi: O aumento de vendas, de produtividade e a redução de perdas é consequência de um conjunto de fatores internos, envolvendo ações de diversas áreas. Acreditamos que os treinamentos têm grande parcela de contribuição para este resultado, uma vez que colaboradores mais motivados e engajados geram aumento de produtividade e melhorias nos processos.
No ano de 2015, por exemplo, nós investimentos muito em atendimento, que é nosso foco de trabalho, e o resultado foi percebido logo na sequência. O nosso SAC, Serviço de Atendimento ao Cliente (0800) registrou aumento dos elogios em 90%.
Portal APAS: Adicione o que achar necessário.
Liliane Adachi: Investimos continuamente nos treinamentos da APAS e também em nossos treinamentos internos, buscando padronização, qualidade e maior produtividade. Nossa equipe interna ministra treinamentos técnicos operacionais, comportamentais, motivacionais, projetos operacionais e, em 2016, iniciamos um grande trabalho de todo o RH com desenvolvimento das lideranças.